segunda-feira, 6 de outubro de 2014

CONSTRUINDO O RETRATO DA ESCOLA


  Escola de Educação Básica Santa Helena

Professora: Cristina Martinez Hipólito

Tutor: Marcos Fiorentin

Cursistas: Soeli M. Pancotte, Marciana G. Guerra, Sadi Coletto


A Escola de Educação Básica Santa Helena é a única escola do município que atende alunos das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Dentre as turmas citadas, contamos com aproximadamente 220 alunos, distribuídos nos três turnos, matutino, vespertino e noturno. Para estes, o uso das TDICs é disponibilizado de acordo com o planejamento e a solicitação dos professores, sendo que, na maioria, o recurso mais utilizado é o laboratório de informática, embora com grandes limitações, pela insuficiência de equipamentos, pela falta de manutenção e atualização dos mesmos.

            De acordo com o observado na pesquisa realizada com os colegas professores, as TDICs são utilizadas como recurso pedagógico, como ferramenta para o desenvolvimento do processo ensino – aprendizagem. Podemos citar alguns casos como: Nas aulas de ensino religioso, observamos que os alunos estavam usando o laboratório de informática para buscar algumas letras de músicas sobre valores humanos, que seriam usadas para produção de paródias e discussão do tema “valores humanos”. Nas aulas de educação física, os alunos estavam trabalhando dança, utilizaram seus celulares para pesquisar, montar e ensaiar uma coreografia, previamente organizados em grupos. O uso do celular como ferramenta durante as aulas contribuiu para desenvolver e enriquecer a atividade proposta, mostrando novas possibilidades. Nas aulas de biologia, o professor está usando a ferramenta power point  com alunos para montar apresentações sobre os conteúdos estudados. Cada grupo trabalha com uma parte do conteúdo e elabora uma apresentação para ser analisada e discutida na turma. Sendo assim, a utilização dos notbooks durante as aulas serve para potencializar a busca de informações necessárias para ampliar e aprofundar o conhecimento. Outras disciplinas usam notbook e o data show para vídeos curtos ou observação de imagens para complementarem suas aulas. Contudo, constatamos que, na maioria das vezes, o uso das diferentes tecnologias acontece em caráter informativo, ou seja, para buscar informações sobre algo ou para divulgar tais informações. E nesta perspectiva, entendemos que as limitações existentes quanto às estruturas tecnológicas, ao espaço físico, à formação e aos investimentos disponibilizados contribuem para que a dimensão investigativa não se efetive em nossa escola. Ao menos não nessas condições.

            Atualmente, o uso desses recursos tecnológicos, compreende a realização de pesquisas, a produção de trabalhos escritos e audiovisuais, a apresentação ou divulgação de resultados imediatos, como no blog da escola, no face book ou em momentos culturais, existem momentos de descontração em que os alunos usam para jogos e desafios.

Todos os envolvidos na pesquisa têm clareza da importância das mais variadas tecnologias, uma vez que elas representam a busca de uma maior qualidade de vida. Também manifestam o entendimento de que, através da investigação, novas e eficientes possibilidades de produção humana podem ser descobertas. O que resultaria então em melhores práticas sociais. Porém, nesse processo de produção, é preciso desenvolver uma formação voltada para a pesquisa, o que não se manifesta na maioria dos alunos. É necessário primeiro ressignificar a utilização das TDICs junto à comunidade escolar, pois é muito mais importante e produtivo buscar alternativas possíveis e viáveis, que simplesmente constatar as limitações.
            Entre as limitações destacadas referentes ao uso eficiente das TDICs, foi enfatizada a necessidade de formação docente para uma melhor exploração de todos os recursos que podem ser disponibilizados e aproveitados pela escola. Além disso, constatou-se a insuficiência no tempo disponível para um planejamento coletivo, no qual ações pensadas em conjunto possam ser aplicadas na transformação das realidades.

            Sendo assim, torna-se necessária uma reestruturação física e tecnológica, além de repensar o currículo e o próprio sistema educacional, quando, nesses moldes, não permite um trabalho planejado coletivamente, tanto nas propostas quanto nas ações.

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