quinta-feira, 29 de maio de 2014

MEMÓRIAS

Um dos objetivos da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é buscar uma democratização dos usos da Língua Portuguesa, perseguindo reduzir o “Iletrismo” e o fracasso escolar.
            Ler e escrever são duas aprendizagens essenciais de todo o sistema de instrução pública. Um cidadão que não tenha essas duas habilidades está condenado ao fracasso escolar e à exclusão social.
A Olimpíada de Língua Portuguesa tem como propósito fazer com que os jovens conheçam a história do lugar onde vivem por meio do olhar de antigos moradores, valorizando as experiências dos mais velhos, descobrindo-as como parte de sua identidade.          
Com o objetivo de compreender a memória de nossa comunidade e perceber como objetos e imagens podem trazer lembranças de um tempo passado, foi organizada uma pequena exposição com objetos antigos trazidos pelos alunos dos Sétimos e Oitavos Anos.
É um recurso importante para que os alunos possam ampliar seu repertório em relação a costumes, hábitos, paisagens, formas de agir e de se vestircaracterísticas de outros momentos da história do lugar onde vivem, promovendo a aproximação com o passado.


Dessa maneira os alunos terão mais subsídios para escreverem seus textos de memórias, pois além da exposição, os alunos terão a oportunidade de estarem entrevistando pessoas idosas e, a partir das informações obtidas, produzirem seus textos conjugando presente e passado.


















Um comentário:

  1. Parabéns professora e alunos, foi um trabalho muito interessante. A cultura e a memória de um povo são fundamentais para compreendermos nossa história. A exposição dos objetos antigos foi uma breve viagem ao passado, é a história de vida de nossos pais e avós, vimos objetos que muitos não conheciam. Espero que os estudantes aproveitem para refletir sobre a evolução do ser humano e valorizem este momento de construção de conhecimento.

    ResponderExcluir