quinta-feira, 20 de novembro de 2014

 PLAC II -  ATIVIDADE  1
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SANTA HELENA – SC
POLO DE SÃO MIGUEL DO OESTE
NOME: SADI COLETTO, MARCIANA G. GUERRA e SOELI M. PANCOTTE 
PROFESSORA: Nilza Godoy Gomes 

Plac 2: Término da atividade. Atividade 1: Primeiro momento – Ampliando nossos repertórios sobre experiências de aprendizagens em rede.
Primeira experiência- Dança nas aulas de Educação Física.
Escolhemos a atividade de Educação física, porque, em nossa escola, trata-se de uma inovação o trabalho com dança e tecnologias digitas nessa disciplina. A inovação está no fato de proporcionar o uso do celular como ferramenta durante as aulas, contribuindo para desenvolver e enriquecer a atividade proposta, mostrando novas possibilidades. Além de contemplar vários outros conceitos curriculares, que anteriormente não eram trabalhados, essa atividade mobilizou os alunos para a pesquisa e a produção de novos conhecimentos.

As aulas de Educação física ocorreram nos diversos espaços da E.E.B. Santa Helena: ginásio, área coberta, salas de aula, laboratório de informática e em diferentes momentos. Inicialmente a professora apresentou a proposta de trabalho com a dança, os conceitos, as vantagens e habilidades a serem desenvolvidas aos alunos de todas as turmas, desde o sexto ano do ensino fundamental até a terceira série do ensino médio. Iniciaram com a organização dos grupos por afinidades e cada um na sua turma. O trabalho todo foi realizado nas aulas de Educação Física, tendo sido estipulados os prazos a serem cumpridos: As três primeiras aulas seriam para pesquisa e escolha da música e passos de danças. Para o desempenho da tarefa, os alunos usaram o laboratório de informática e também seus celulares. As próximas cinco aulas seriam para montagem da coreografia com os passos e a música escolhida. As outras quatro aulas seriam para ensaio e posterior apresentação para sua turma, sendo esta gravada com uma filmadora e avaliada pela professora. Na aula seguinte às apresentações, a professora apresentou a gravação para os alunos usando o notebook e o data show, e juntos fizeram a avaliação final. Na ocasião, cada grupo também realizou uma autoavaliação do trabalho desenvolvido, destacando o que aprenderam e o que poderia ser melhorado.



Segunda experiência: Trabalho com o Gênero Teatro a partir de textos lidos e pesquisados.

Nas aulas de Língua Portuguesa a professora trabalha á partir de gêneros textuais e no final do terceiro bimestre com o gênero teatro nas turmas de oitavo ano. Os objetivos deste trabalho eram:
·         Reconhecer as características básicas do texto teatral;
·         Ler e interpretar textos teatrais;
·         Apresentar um texto teatral;
·         Conhecer as funções dos vários profissionais envolvidos na encenação de um texto teatral;
·         Produzir resenha crítica de uma peça de teatro; entre outros relacionados a gramática.
Todo trabalho foi realizado durante as aulas e nos diversos espaços da Escola: sala de aula, área coberta com o celular e laboratório de informática. Inicialmente a professora trabalhou a parte teórica, após os alunos se organizaram em grupos por afinidade, pesquisaram e escolheram os diferentes textos e montaram as peças teatrais. A seguir por várias aulas ensaiaram e prepararam a apresentação para as demais turmas da escola.
Os resultados deste trabalho foram excelentes peças teatrais que foram apreciadas por todos na escola.

                                                       vídeo teatro
                                                     
                                                       Vídeo teatro II