sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ATENDIMENTO DOMICILIAR




Por determinação legal, o aluno que não estiver em condições de se locomover até a escola por um período superior a 50 dias passa a ter o direito ao atendimento domiciliar. Este atendimento consiste na contratação de um professor por um período máximo de 20 horas semanais e que se dirige a residência do aluno e o auxilia no desenvolvimento das atividades elaboradas por seus professores, minimizando os problemas decorrentes da ausência às aulas normais. Em nossa escola, o aluno da 6ª Série do turno Vespertino, Marciel Fabi, está sendo atendido em seu domicílio pela professora Genessi Fátima Oro, 3 vezes por semana, em virtude de estar se recuperando de um acidente que o impossibilitou de frequentar as aulas. Esperamos que este atendimento facilite a readaptação do aluno e que, o mais breve possível, o aluno Marciel esteja plenamente recuperado e de volta ao convívio de seus professores e colegas de escola.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

GINCANA

No dia 11 de outubro realizamos uma gincana envolvendo os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio como forma de comemorar a passagem do dia 12 de outubro, feriado dedicado a padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, e data em que também comemoramos o "Dia das Crianças". Nos slides abaixo apresentamos um registro das atividades realizadas neste dia de descontração e de muita alegria.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

MOINHO DAS SAUDADES



A aluna da 7ª Série do turno matutino, Bruna Eloísa Coletto, sob orientação da Professora Metilde Marafon Gava, produziu o texto Moinho das Saudades (categoria Memórias), dentro das atividades da edição 2010 da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. A aluna foi selecionada para participar dos encontros da etapa regional das Olimpíadas, em Belo Horizonte - MG, cujo objetivo é ampliar as habilidades de leitura e escrita e a visão de mundo dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente. Serão realizados quatro encontros sob a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) reunindo professores e respectivos alunos semifinalistas, um para cada categoria. Nos encontros da etapa regional os alunos semifinalistas aperfeiçoarão seus textos com o apoio da equipe técnica responsável pela Olimpíada e de seus professores, sendo que os textos assim aprimorados concorrerão à etapa nacional da Olimpíada.

No Blog da disciplina de Português estão postados todos os textos produzidos para a Olimpíada de Língua Portuguesa.


Moinho das Saudades

Numa noite gostosa de dormir, nas minhas contas umas três horas da manhã, quando celei meu cavalo e botei o pé na estrada. Ia no pacinho do cavalo e nas batidas do coração. O medo tomava conta de mim. O mato era bordado de animais ferozes que a qualquer momento poderiam me atacar. Com a esperança que o dia amanhecesse, ia cada vez mais devagar, abrindo mato com as mãos para poder passar. Os bichos gritavam do outro lado da mata. Mas eu precisava seguir, pois ao amanhecer o moinho estaria funcionando e daria tempo de voltar no mesmo dia.O medo era minha constante companhia. Eu sabia que ir até o moinho era meu compromisso e não podia desistir. Eu tinha de ser corajosa. Porém, a paisagem me deixava cada vez mais medrosa. Sem uma lamparina, sem nada, somente árvores que tapavam até o clarão da lua e das estrelas. Ouvia e via coisas que só a imaginação permite. Chegando no alto de um morro, avistei um céu lindo. Parecia ter chamas no horizonte e bolas de algodão. Os pássaros brincando de pega-pega e o galo em cima do puleiro. Fiquei mais tranqüila quando veio em frente de meus olhos este maravilhoso cenário. O dia amanheceu finalmente, deixando meus medos e minhas imaginações mato a dentro. Para chegar ao moinho que se localizava na comunidade do Leste, não havia estradas, eram só piques. Cavalgando e cavalgando sabia que estava cada vez mais perto. Logo olhei para frente e vi o moinho com seus enormes cataventos a girar. Chegando lá, minha tia, que era dona do moinho, estava saindo de casa com um balde em sua mão para ir tirar leite. Quando ela me viu, largou o balde e foi até o moinho dar o que eu precisava. Com a farinha em mãos, agradeci. Peguei minhas coisas e comecei a andar, para chegar logo em casa, pois sabia que não era perto e que talvez poderia enfrentar dificuldades. No caminho de volta, o medo não conseguiu me alcançar, porque já estava claro e eu podia enxergar se havia algum perigo. Os fantasmas da imaginação não se atreviam a aparecer de dia. Alguém sempre tinha de ir buscar a farinha, que era um dos alimentos que a mãe mais utilizava, pois a polenta era comida no café da manhã, no almoço e no jantar. Eu sendo a mais velha, rezava e ia.Trilhei esse caminho por um longo período. Perdi a conta de quantas orações fiz para que a trajetória fosse tranquila. Porém meu medo só passou quando meu irmão cresceu e assumiu minha função. Tenho saudades daquele tempo em que convivia abertamente com a natureza, mesmo com seus perigos. Fui uma das primeiras a habitar essa pequena e humilde cidade, porém com uma enorme história, que me orgulho em contar às pessoas mais novas. Memórias são coisas do passado que o tempo não apaga, e essa que conto é um pedaço de minha vida que guardo com muito amor e carinho dentro de uma caixa chamada coração.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

OBMEP 2010 - 2ª FASE

Os alunos da nossa escola participaram no dia 11 de setembro de 2010 da 2ª fase da OBMEP (Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas). Abaixo, registro do momento da aplicação das provas.


PÁTRIA AMADA

Pátria Amada - BRASIL
Quão grande és ó pátria amada!
De braços abertos e extensos
Acaloradamente recebe órfãos do mundo todo
Sem questionar ventos e tormentos que aqui os trazem.
Indefere cores, raças e nações,
Sexo, idade, tradições e religiões
Terra de povo livre, povo de fé.
Povo que espera sabendo o que é.
Abençoada és ó pátria amada!
Clima tropical, terra produtiva
Gentilmente nos dá de comer e de beber
Terra de povo que cura e é curado,
Terra de povo que ama e é amado,
Terra de povo humilde e animado,
Festeja-se todos os dias etodos os dias são festejados.
Quão grande és ó pátria amada,Imensa és tua morada,
Abriga o mundo em sua jornada,
Abraça os povos em sua chegada...
Adriana Tólla

Durante a semana da pátria os alunos da EEB Santa Helena, junto com os alunos da EMEB Cinderela, realizaram uma série de apresentações alusivas à independência do Brasil e que foram prestigiadas por vários munícipes que tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pelas duas escolas.


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

INTERCÂMBIO

No dia 19 de agosto, os alunos do Ensino Médio da EEB Santa Helena participaram de um intercâmbio com os alunos da EEB Baldoíno Rambo, de Tunápolis, organizado com o trabalho do Grêmio Estudantil das duas escolas, onde prevaleceu a cultura, o esporte e a integração. O intercâmbio foi realizado em comemoração ao dia do estudante (11 de agosto).